O Sol aqui no semiárido do nordeste mais precisamente na Bahia nasce mais cedo, pelo menos para meu marido e consequentemente para mim, o despertador zoa desesperadamente ás 04:00 am, ele se estica, vai até à janela e começa a gritar pelas vacas, está na hora da ordenha, e começa a chamar suas vacas pelo nome, uma por uma, e elas atendem ao seu chamado, mugindo e balançando seus chocalhos, e pacientemente vão para o curral de pedras e assim começa a lida desse homem, que nasceu e se criou no trabalho Hercúleo.
E eu fico a me esticar mais um pouquinho, na cama ainda quente do corpo daquele mouro que levantou-se para sua lida.
As garças passam em brancas revoadas, os pássaros fazem evoluções nas árvores, o galo começa a cantar aos primeiros raios do sol, que vem derretendo as nuvens á sua frente, patos, galinhas, gansos, cachorros, e o trem do Caipira surge nos trilhos, apitando para os répteis desavisados.
Ouço o tilintim das mensagens do celular, levanto vou á janela e me deparo com um beija flor parado quietinho no galho da maravilha grená, sorrateiramente começo a filmar e ele voa e para no parapeito da janela, eu fico feito estátua, nem respiro, ele olha, olha e volta para o galho da árvore.
Tentei filmar, mas ele é um milhão de vezes mais rápido que meus olhos.
Então respondi uma mensagem de um amigo...
Nossa amiga você acorda muito cedo !
Falei do beija flor...
Você mora num paraíso, aqui os pássaros sumiram.
O aqui é lá no leste europeu, onde o frio atravessa os ossos, mas o maior problema é estar perto do Putin, uma Besta Fera da contemporaneidade, enquanto conversávamos um caça corta os céus sobre sua cabeça, num voo cheio de ganância e angústia, espalhando o medo de uma guerra iminente, onde só morrem os inocentes.
Enquanto o líder dessa barbárie esta num palácio, cheio de tesouros á custa da morte de seus lacaios.
Aqui voa o beija flor, lá voam caças que cospem fogo, os lagos não tem mais cisnes, nas águas jorra o sangue derramado de homens que só queriam estar numa nação livre.
Vem meu amigo, volta, a única desgraça do nosso país, são nossos políticos, claro que não agravando a todos, somente 99,9 por cento.
Ah, e Deus é Brasileiro...